top of page

A Prefeitura de São Bernardo do Campo, demonstrando seu compromisso com a leitura, realizou diversas ações visando não apenas incentivar o ato de ler, mas também a apropriação dos espaços de leitura existentes em suas Unidades Escolares.

Como parte destas ações, no mês de agosto de 2011 e setembro de 2013 foram realizadas na cidade a 1ª e 2ª Feira Literária de São Bernardo do Campo, uma idealização da Secretaria de Educação em parceria com a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ.

A partir desta experiência, o prefeito criou a Lei Nº 6.204, DE 28 DE MAIO DE 2012, oficializando a Feira Literária do Município de São Bernardo do Campo, a cada dois anos.

A Feira foi um evento pioneiro na região, no qual não só as crianças, mas também os adultos ingressaram no mundo do livro, da literatura, do conhecimento, da cultura e do entretenimento.

Durante todo o evento, o livro e a leitura literária foi o centro das atenções, onde escritores, ilustradores e editores estiveram em contato com o público, falando um pouco sobre seus trabalhos e experiências com a leitura.

A realização da FELISB atende à proposta de um Governo Democrático indo ao encontro das ações desenvolvidas junto aos alunos da Rede Municipal de Ensino, enfatizando a importância de despertar o gosto pela leitura, garantindo a autonomia na escolha de suas próprias leituras, bem como da vivência cultural e da formação de cidadãos críticos. Além disso, viabilizou a ampliação do repertório de escolhas literárias dos alunos e, consequentemente, sua visão de mundo.

O projeto das Bibliotecas Escolares Interativas é a cada FELISB fortalecido como um projeto matricial dentro da Educação Pública São Bernardense.

Sobre Nós

Proposta 2015

   A 3ª edição da FELISB – Feira Literária de São Bernardo do Campo considera  os conceitos de territorialidade, ampliação tempo-espaço nestas atividades e as ações que acontecem nas Bibliotecas Escolares Interativas e demais espaços como referências da cultura local.

 Traz a proposta de potencializar os territórios de leitura da cidade através das Bibliotecas Escolares Interativas (BEIs) das Unidades Escolares, tendo-as como referência da cultura local, enfatizando as ações de fomento à leitura com toda a comunidade escolar: pais, alunos, professores, comunidade, Bibliotecas Escolares, Integração de Mídias e Tecnologias, Tempo de Escola, Expresso Lazer, Projeto Contando História, Agentes de Leitura e demais parceiros.

Edital 2015 - Clique aqui
bottom of page