top of page

São Bernardo do Campo – Lugar de Leituras

Promover a leitura como instrumento de estímulo a convivência entre as pessoas é hoje a principal função da Biblioteca Pública de São Bernardo do Campo.

Criada em 1958, o conjunto de unidades cumpriu e cumpre ainda suas funções de espaço para pesquisas escolares e acesso à informação variada em seus mais diversos suportes, como livros, revistas, DVDs e internet, convertendo-se num ambiente de livre acesso, em que os limites são dados pela extensão da curiosidade e da imaginação do usuário.

Com um conjunto diversificado de mais de 170 mil exemplares, espalhados por 10 espaços públicos, este acervo serve de suporte para o desenvolvimento de ações em que a mediação aparece como linha forte de um programa de promoção da leitura que se espalha por toda a cidade.

Constitui-se, assim, numa rede cujo objetivo é democratizar o acesso à leitura em suas dimensões cidadã, simbólica e econômica, sempre como produto de encontros e de construções coletivas.

  • DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO LIVRO E A LEITURA:

  • Empréstimo de livros e revistas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) por meio da Ação do Espalhando a Leitura;

  • Acesso gratuito à internet;

  • Empréstimo e acesso a obras em braille e audiolivros no espaço Braille;

  • Leitura e empréstimo de livros, revistas, gibis, DVDs e vinis nas unidades da rede de Bibliotecas Públicas (Gibiteca e Biblioteca de Arte);

  • Consulta a jornais e revistas no espaço leitura no Poupatempo;

  • Recebimento de doações de livros, DVDs e CDs;

  • Troca de livros, DVDs, CDs e Vinis no Espaço Troca Livros;

  • Bibliotecas como lugares para exposição e divulgação de trabalhos dos escritores da cidade.

  • AÇÃO CULTURAL DE MEDIAÇÃO DE LEITURA:

  • Contação de histórias e empréstimo de Livros em equipamentos de atendimento à saúde (UBSs e CAPS), Associações de Bairro, espaços públicos e unidades da Rede de Bibliotecas Públicas;

  • Leitura Compartilhada;

  • Encontros e bate-papos com escritores;

  • Eventos em espaços públicos;

  • Oficinas e cursos;

  • Mediação para pesquisa escolar;

Bibliotecas Públicas

Ação Cultural

“Por mais que os leitores se apropriem de um livro, no final, livro e leitor tornam-se uma só coisa. O mundo, que é um livro, é devorado por um leitor, que é uma letra no texto do mundo; assim, cria-se uma metáfora circular para a infinitude da leitura. Somos o que lemos.”
(Alberto Manguel, Uma História da Leitura)  

 

A rede de Bibliotecas Públicas do Município tem consciência de que os livros somente ganham vida a partir de sua leitura, mas que, sem ações de mediação, o sentido de construir relações de convivência e de produção coletiva continuariam restritas a uma relação entre o autor e seu leitor, desenvolve um programa de ação cultural de leitura diversificado.   

Este programa é produto de ações desenvolvidas tanto por seus servidores quanto por grupos e profissionais especialmente capacitados e selecionados para promover atividades de contação de histórias e oficinas de formação, leituras compartilhadas, encontros e bate-papos com escritores e especialistas.

Estas atividades estão distribuídas por todo o município como forma de ampliar as oportunidades de acesso e transformar a cidade num lugar de leituras.

  • Contação de Histórias: Convite para vivenciar ótimos momentos em que as narrativas oral e escrita são compartilhadas entre o público e revelam nosso imaginário como fantástica construção de lembranças e experiências comuns.

 

-Vivência proporcionada por servidores da Rede que recontam histórias escritas por grandes nomes da literatura infantojuvenil;

- Edital de Contação: Encontro com grandes profissionais do ofício de contar histórias que nos levam a encontros com pedacinhos das tradições de diversas sociedades existentes no mundo. Cada um dos grupos selecionados pelo edital é responsável por planejar e ministrar 6 horas de formação na arte de contar histórias.

 

  • Círculos de Leitura: A imagem circular reforça práticas que remetem à dimensão coletiva da leitura. Nestes encontros as pessoas se reúnem para compartilhar as experiências suscitadas pela leitura de um texto previamente selecionado, em que um mediador proporciona o diálogo e a montagem de um panorama a partir dos diversos pontos de vista apresentados.

- Clubinho Amigos da Leitura: As crianças se encontram mensalmente para momentos em que livros e brincadeira estão juntos na construção de uma relação afetiva com a leitura.

- Clube Literário: Reunião mensal de leitores para discutir sobre as obras literárias lidas, ampliando o universo de sua reflexão para a busca de compreender aspectos e influências socioculturais e históricas na produção literária;

- Leitura Compartilhada: Encontros promovidos para todos os segmentos etários em que texto escrito enseja o bate-papo dos participantes. Encontro Ativamente (idosos); Inventando Moda (Crianças a partir de 9 anos); Conversas sobre Livros (jovens e adultos);

 

  • Encontros e palestras: Bate-papos com escritores e diversos autores das artes e das ciências para discutir com o público e temas variados.

 

- Mundo Livro: Momento em que o autor convidado conversa com o público sobre como sua relação com a leitura influenciou sua trajetória artística, profissional e/ou pessoal;

  • Ação entre Livros: A partir de um tema previamente escolhido, o convidado traça um panorama de sua produção sobre um tema previamente escolhido;

 

ACOMPANHE E PARTICIPE DA NOSSA PROGRAMAÇÃO!

Informações no Guia da Cidade e nas páginas de programação cultural.

bottom of page